PRECISO MESMO DE CONTRATAR UMA WEDDING PLANNER?

Por Something Borrowed 11 meses atrásSem comentários

Demorámos algum tempo a decidir o que escrever neste primeiro post do nosso novo blog porque como podem imaginar, a responsabilidade é enorme!

A ideia era focarmo-nos numa questão central que as pessoas acabam sempre por nos colocar e que não tem apenas uma resposta…

Preciso mesmo de contratar uma wedding planner?

Aparentemente, existem alguns motivos para os casais pensarem que não…

Senão vejam:

É mais uma despesa a somar a um orçamento que parece curto desde o primeiro dia.

É ter mais uma pessoa com coordenar ideias e que vos vai dizer o que devem e não devem fazer e honestamente, sabemos que as mães desempenham lindamente esse papel!

E a verdade é… Que a maioria dos casais não se apercebe da importância de terem uma wedding planner, até terem efectivamente uma!

Por isso vamos tentar esclarecer alguns mitos e no final, quem sabe não conseguimos que percebam um pouco melhor como vos podemos ajudar!

1. Será que contratar uma wedding planner é mesmo um custo extra?

Sim e não! Nós avisámos que não havia uma resposta simples…

Enquanto existe o custo real de contratar uma wedding planner, que cobre todo o trabalho, as horas e as tarefas que deixam de ter que fazer, o valor pago por uma wedding planner vai-se reflectir no menor tempo que terão que passar a:

  • planear
  • procurar fornecedores
  • confirmar contractos
  • confirmar pagamentos e prazos
  • passar informação entre fornecedores para garantir que todos estão coordenados…

Todo este tempo que por vezes não valorizam por ser vosso e ninguém vos pagar de qualquer forma, para organizarem o vosso casamento, é tempo que não passam com os vossos amigos, com a família ou efectivamente a fazer algo que prefeririam estar a fazer.

Porque acreditem, haverá momentos em que vão preferir estar a fazer outras coisas…

Além disso, é importante perceber que o trabalho que uma wedding planner assume significa também menos stress e menos tarefas numa altura em que sabemos que terão ainda assim, muito que fazer…

2. Mas, não vai tirar todo o gozo, ter outra pessoa a planear por nós?

Alguns casais receiam que contratar uma wedding planner signifique ter que partilhar com alguém a parte divertida de escolher todos aqueles detalhes que sonharam durante anos e, podem mesmo sentir-se esquisitos por partilhar tudo isso com alguém que não é sequer uma amiga próxima…

Por muito que a vossa wedding planner adore casamentos, e acreditem que adora, ela estará lá para vocês.

A ideia não é que faça as escolhas por vocês mas que, vos dê toda a informação que precisam de ter antes de decidirem.

E isso é apenas mais uma das grandes vantagens de ter uma profissional experiente ao vosso lado.

Ela será capaz de vos guiar pelos prós e contras, pelos “ses” e os “quandos” para que possam decidir com a total certeza do que estão a escolher.

3. Será que preciso mesmo de contratar uma wedding planner? Já escolhi os principais fornecedores e o trabalho mais complicado está praticamente feito…

Se já escolheram um espaço, a empresa de catering ou mesmo mais alguns detalhes estão definitivamente no bom caminho e já tomaram decisões muito importantes!

No entanto, têm a certeza que cobriram todos os pormenores?

Uma wedding planner estará convosco em todas as reuniões com fornecedores para:

  • Se certificar que vos é dada toda a informação que vão precisar de saber:
    • horários e limites de horário
    • licenças que possam ter que requisitar
    • serviços obrigatórios que tenham que contratar como por exemplo, a limpeza antes, durante ou após o evento
    • requisitos em termos de staff
    • pagamentos e prazos
  • Caberá à wedding planner tirar notas de tudo o que for acordado verbalmente de forma a que tudo fique mencionado num contracto escrito

E isto é apenas o começo…

Uma vez firmado um contracto, a wedding planner passa a ser responsável por manter contacto com os fornecedores, evitando que os noivos tenham que falar com quatro, cinco ou mais pessoas a propósito do casamento e evitando que acidentalmente se perca informação, e será responsabilidade dela:

  • Confirmar com os fornecedores a contagem final de convidados, a idade das crianças que irão ao vosso casamento e a alergia a marisco do tio;
  • Confirmar horários para montagens e desmontagens com todas as equipas que estarão presentes no dia do casamento e certificar-se que todos chegam a tempo e tudo fica pronto e testado antes dos convidados chegarem;
  • Gerir o timeline esboçado com os noivos e eventuais atrasos – para não terem um cocktail de apenas 30 minutos porque a cerimónia se atrasou e o jantar estava estimado começar às 19h;
  • E serão elas a certificar-se que os padrinhos não se esquecem das alianças, que as madrinhas têm os sapatos rasos por perto quando já não aguentarem os pés, e que aquela prima terá um táxi para a levar em segurança para casa no final da festa…

Esta lista de perguntas e respostas poderia continuar e tornar-se ainda mais extensa mas, não querermos roubar-vos mais tempo…

Temos a certeza que nesta altura já terão passado horas no Pinterest e estão provavelmente a dar em loucos a tentar encaixar num dia com apenas 24h todas as ideias lindas que foram encontrando… Boa sorte! Temos essa luta interior todas as semanas…

Por isso vamos simplificar… A vossa wedding planner será a pessoa a quem vão recorrer desde o primeiro dia!

E acreditem quando vos dizemos que não se vão arrepender de contratar uma boa wedding planner!

Gostávamos muito de ter o vosso feedback!

Estejam à vontade para nos deixar um comentário, enviar um mail ou mesmo colocar outras questões… Quem sabe não optamos por fazer uma sequela deste post e responder às vossas dúvidas!

Teresa

Teresa.perdigao@somethingborrowed.pt

Categoria:
  Notícias
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