Demorámos algum tempo a decidir o que escrever no primeiro post do nosso blog porque sentimos que a responsabilidade era grande, e queríamos escolher com algum cuidado o tema.
Reparámos que em todas as listas que fomos fazendo, havia uma questão sempre presente:
Será que um Wedding Planner é mesmo necessário?
Somos as primeiras a reconhecer alguns dos motivos que vos podem fazer hesitar:
A boa notícia é que se encontrarem uma equipa com a qual se identifiquem, estes dois receios resolvem-se por si, e podem acabar por descobrir mais algumas vantagens em ter ao vosso lado profissionais experientes.
1. Será que contratar um Wedding Planner é mesmo um custo extra?
Existe efectivamente o custo de contratar um wedding planner, e o facto deste custo, ao contrário da maioria dos restantes no orçamento de um casamento, reflectir um serviço pode fazer com que seja mais desafiante valorizá-lo.
O custo do florista concretiza-se num determinado número de centros de mesa, num bouquet e noutros detalhes.
O custo do fotógrafo concretiza-se na entrega de fotografias e álbuns que poderão guardar.
(entre outros exemplos que poderíamos listar)
O custo de um wedding planner concretiza-se em tempo e know-how e sabemos o quão complicado é medir qualquer um deles.
Por isso talvez ajude se vos dissermos que:
O que pensamos ser fundamental avaliarem é se a equipa que escolherem ter ao vosso lado pode rentabilizar o valor que estão a investir - porque achamos que, mais do que uma despesa, contratar um wedding planner deve ser um investimento.
E não só pelo factor tempo. Valorizem de igual forma o know-how da equipa que escolherem.
Um profissional nesta área vai:
2. E se ter um Wedding Planner acabar por tirar algum do gozo de planear o casamento?
Entendemos que possam ter receio de, ao contratar um wedding planner, terem que partilhar a parte divertida de escolher todos aqueles detalhes que pensaram, e sobretudo, terem que o fazer com alguém que ainda mal conhecem.
É importante que a equipa com quem escolherem trabalhar esteja alinhada com a vossa visão e o foco deverá ser sempre manterem-vos informados para que possam tomar decisões. As escolhas finais serão sempre vossas.
E esta é apenas mais uma das vantagens de ter um profissional experiente ao vosso lado: terá de ser capaz de vos guiar pelos prós e contras, pelos “ses” e os “quandos” para que possam decidir com a total certeza do que estão a escolher.
3. Se já tivermos os principais fornecedores contratados, valerá ainda a pena recorrer a um Wedding Planner?
Se já escolheram o espaço, a empresa de catering ou mesmo mais algumas equipas, estão definitivamente no bom caminho e já tomaram decisões muito importantes!
No entanto, têm a certeza que cobriram todos os pormenores?
Um wedding planner estará convosco em todas as reuniões com fornecedores para:
E estes passos são apenas uma parte do trabalho.
Uma vez firmado um contrato, o wedding planner passa a ser responsável pelas comunicações com as diferentes equipas - evitando que tenham os noivos que o fazer e, de forma a garantir que não existam falhas na passagem de informação.
Passam a ser responsabilidade da vossa equipa de Wedding Planners, pormenores como:
Podíamos dar-vos mais exemplos ou mesmo partilhar peripécias, mas talvez o melhor seja mesmo falarem com uma equipa de profissionais e tirarem as dúvidas que possam ter.
Em 11 anos, não fizémos dois casamentos iguais e o que funciona para um casal, pode não fazer sentido para outro.
O que gostávamos mesmo que retivessem destas linhas era:
Num outro contexto, terminaríamos a convidar-vos para nos fazerem uma visita e tomarmos um café. Neste, ficamos à distância de apenas uns cliques.
Até já!
Teresa
Teresa.perdigao@somethingborrowed.pt